Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Beirute vegetariano com pasta de abacate, queijo e cebola dourada

Maria Cecília Corsi

27/09/2018 04h00

Crédito: Ormuzd Alves / Boa Form

Adoro cozinhar, mas existem dias em que a rotina não permite que a gente passe muito tempo preparando a refeição. Por causa deles, gosto de ter algumas receitas de sanduíches rápidos e saudáveis. Este beirute vegetariano, por exemplo, faz parte de um livro delicioso que escrevi em 2012. Ele combina uma pasta de abacate, muito rápida para você fazer, com um queijo de sabor suave e outros dois ingredientes mais marcantes, o tomate seco e a azeitona. Seu toque final é a cebola dourada, que confere mais textura e um sabor adocicado sobre o pão.

Apesar de fornecer uma quantidade boa de calorias, por ser rica em gorduras –no caso, gorduras do bem, provenientes do abacate, do azeite e das azeitonas –, essa combinação tem muitos benefícios. Melhora as funções cerebrais, reforça o sistema imunológico e, ainda, ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Que tal inovar no lanche da próxima sexta à noite?

BEIRUTE VEGETARIANO

Rende 1 porção de 225 calorias

Ingredientes:

Para a pasta de abacate

  • 2 colheres (sopa) de abacate maduro
  • 1 colher (café) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
  • Sal a gosto

Para o sanduíche

  • 3 rodelas de cebola
  • 2 unidades de tomate seco, escorrido.
  • 2 fatias médias de queijo branco, cortadas em cubos
  • 2 azeitonas pretas grandes sem caroço e picadas
  • 1 colher (café) de folhas de tomilho fresco
  • 1 pão sírio médio

Modo de preparo:

  1. Amasse o abacate com um garfo e misture com o limão, o azeite e o sal. Reserve.
  2. Em uma frigideira antiaderente, coloque a cebola e, quando estiver começando a dourar, pingue algumas gotas de água para não queimar. Deixe por mais alguns segundos, mexendo sempre, até que fique dourada. Cuidado porque, se queimar, ficará com um gosto amargo. Desligue o fogo e reserve.
  3. Coloque o tomate seco, escorrido, sobre uma peneira e derrame água quente por cima para tirar o excesso do óleo.
  4. Em uma tigela, misture o tomate seco, o queijo, a azeitona e o tomilho.
  5. Aqueça rapidamente o pão em uma frigideira. Em seguida recheie com a pasta de abacate e depois coloque os outros ingredientes no recheio, menos a cebola.
  6. Sirva com a cebola dourada por cima.

VARIE NAS PASTAS E AUMENTE AS PROTEÍNAS.

Para os vegetarianos, aumentar as proteínas é sempre uma boa pedida. Você pode preparar o mesmo sanduíche com pastas de grão de bico, de feijão branco ou de ervilha. Já para veganos, uma opção é substituir o queijo branco por tofu.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi