O sabor desta carne com brócolis à oriental vem de temperos termogênicos
Em São Paulo a gastronomia é muito variada. Tem restaurantes oferecendo a culinária de quase todos os países e a oriental faz muito sucesso –japonesa, chinesa, coreana, tailandesa, vietnamita, isso quando os chefs não as misturam, lançando novos sabores. Sempre visito esses lugares em busca de tendências e novas combinações. Foi assim que um dia passei a oferecer no meu menu o que chamo de bife com brócolis.
O nome parece simples, mas acredite: o sabor é incrível! Isso se deve a harmonia que criamos ao combinar as tirinhas de carne grelhadas com o gengibre, o coentro e a pimenta, que são temperos super aromáticos. E que, de quebra, são termogênicos, ajudando a acelerar o metabolismo. Como sempre digo, nenhum ingrediente sozinho faz milagre, mas…
Um detalhe importante da receita é não cozinhar demais o brócolis, para que fique mais firme, com as fibras mais intactas e criando uma resistência mastigatória maior. A consequência é um maior gasto calórico durante a digestão, maior tempo de saciedade e melhor controle da glicemia.
E já que estamos para os lados do Oriente, destaco dois hábitos alimentares interessantes: comer a proteína sempre acompanhada de arroz e utilizando hashis — experimente, como eles usar os famosos palitinhos para uma experiência interessante de comportamento. Como nem todos têm a habilidade para manejá-lo, os hashis acabam nos obrigando a prestar mais atenção no alimento e a comer devagar. É o tal do comer consciente que nós, nutricionistas, estudamos cada vez mais.
RECEITA DE BIFE COM BRÓCOLIS
Rende 4 porções de 225 calorias cada
Ingredientes:
- 500 gramas de alcatra cortada em tiras
- 1 colher de café rasa de sal
- 1 cabeça de brócolis picada
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro
- 3 colheres de sopa de molho shoyo
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de folhas de coentro picadas
- 1 xícara de café de pimenta biquinho
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
Modo de preparo:
- Tempere a carne com sal e reserve.
- Aqueça água em uma panela e, ao levantar fervura, coloque o brócolis e deixe-o cozinhar por 2 minutos.
- Escorra a água quente e coloque o brócolis em outra panela com água e gelo para interromper o cozimento. Esse método se chama branqueamento e é ideal para deixar os legumes mais firmes. Reserve.
- Em uma frigideira larga e antiaderente, já aquecida, coloque a cebola mexendo sempre. Para evitar que queime, vá pingando aos poucos o caldo de legumes caseiro. Continue mexendo até dourar.
- Acrescente a carne temperada aos poucos para dourar. Por isso é que a frigideira precisa ser larga e estar bem quente, para que nessa hora, mexendo, você consiga selar todas as tiras, o que evita que percam água. Só assim a carne ficará dourada por fora e macia por dentro. Atenção: por maior que seja a frigideira, porém, evite colocar toda a carne de uma só vez, porque a panela pode esfriar e a carne, então, não ficará selada direito, endurecendo no final. Vá dourando aos poucos e reservando em um recipiente.
- Baixe o fogo e volte toda a carne para a frigideira. Tempere com o shoyo, o gengibre e o coentro.
- Acrescente a pimenta biquinho e o brócolis para aquecerem juntos. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e estará pronto para servir!
VARIE A PROTEÍNA
A receita, com essa combinação de temperos, dá muito certo também com frango ou salmão no lugar da carne. Substituir o brócolis por couve-flor também fica interessante e, em termos nutricionais, os dois são semelhantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.