Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Sanduíche de omelete de micro-ondas é uma opção diferente para pós-treino

Maria Cecília Corsi

21/06/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

Esta receita atende aos requisitos de uma refeição low carb e, ao mesmo tempo, com muita proteína — e, depois de um bom treino, especialmente com pesos, você precisa de um pouco mais deste nutriente para completar a tarefa do exercício e, com essa matéria-prima, fortalecer os músculos. Claro, esse sanduíche fácil e simples pode ser saboreado em outras situações.

Para inovar, quem faz as vezes do pão é uma omelete gostosa com recheio de mozarela de búfala — justamente para aumentar a quantidade de proteína.

Você deve estar pensando: ora,  é uma omelete montada de um jeito diferente. Quer saber? Essa é mesmo a minha ideia: pegar receitas tradicionais e dar um ar diferente para que você, sem tédio, saboreie um lanche descomplicado, rápido de fazer e que atenda as suas necessidades mais específicas em cada momento.

Sanduíche de Omelete

Rende 1 porção de 188 calorias

Ingredientes:

Para a omelete

  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher de sobremesa de leite desnatado
  •  1 colher de café de manjericão picado
  • 1/3 col. de café rasa de sal
  • 1/2 colher de café manteiga

 Para o recheio

  • 2 unidades de mozarela de búfala pequenas
  • 2 tomates secos passados na água quente rapidamente (para tirar o excesso de óleo)
  • 1 pires de chá de rúcula

Modo de preparo: 

  1. Com um garfo, bata bem os ovos.
  2. Continue batendo juntando o leite, o manjericão e o sal.
  3. Unte um prato fundo, que possa ir ao micro-ondas, com manteiga e, na sequência, derrame a mistura de ovos.
  4. Leve ao micro-ondas por apenas 20 segundos.
  5. Abra a porta do micro e mexa a omelete delicadamente.
  6. Repita essa operação de assar no micro-ondas e mexer com delicadeza quantas vezes forem necessárias, até que os ovos estejam cozidos.
  7. Retire do prato e corte ao meio no formato de duas meia-luas.
  8. Recheie com a mozarela já fatiada, o tomate seco e a rúcula.
  9. Cubra com a outra parte do omelete, corte novamente ao meio e sirva em seguida.

PARA VARIAR:

As possibilidades de variações são enormes, mas sempre procure trocar a proteína da mozarela por outra fonte proteica. Sugiro uma opção prática: que tal três fatias de peito de peru?

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi