Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Chegam as festas juninas e, com elas, a versão magrinha do curau de milho

Maria Cecília Corsi

03/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Nesta época do ano, a fartura de milho em algumas regiões do Brasil o transformam no principal ingrediente dos doces que fazem a alegria das festividades de junho. Entre as receitas, a mais fácil de ser adaptada para ficar light é a do curau. Ele continua delicioso, mesmo quando você tira o açúcar da lista de ingredientes. Basta acertar na porção do adoçante. E, aliás, nem vai precisar de grandes quantidades dele. Isso porque a própria canela, além de espessar o creme, realça o sabor adocicado, sabia? Outro truque é usar o requeijão light. Posso imaginar a sua cara de estranheza. Mas acredite: ele melhora a consistência do curau light e ainda funciona como aquela pitadinha de sal usada em muitas sobremesas, que dá um contraste interessante ao paladar, sem afetar a doçura.

CURAU LIGHT

Rende 4 porções com 102 calorias cada. 

Ingredientes:

  • 1 lata de milho escorrido,  sem água
  • 1 ½ lata de leite desnatado
  • 1 xícara de café de leite de coco light
  • 1 colher de sopa de requeijão light
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário
  • 1 colher de café rasa de canela em pó e mais o suficiente para salpicar sobre as porções na hora do acabamento.

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador o milho com o leite, o leite de coco e o requeijão até obter um líquido homogêneo.
  2. Passe-o na peneira, derramando-o em uma panela.
  3. Acrescente o adoçante e a colher de café de canela.
  4. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que levante fervura.
  5. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até que ganhe consistência cremosa.
  6. Tire do fogo e, enquanto esfria por aproximadamente meia hora,  mexa de vez em quando para não formar grumos.
  7. Na hora de servir, salpique com canela em pó.

 

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi