Aprenda a fazer um molho branco à base de aveia
O molho branco é um coringa. Além de ser derramado sobre massas, ele dá sabor e textura ao recheio de muitas preparações. Mas, na minha cozinha, usar a sua receita tradicional significaria aumentar as calorias do prato sem oferecer tantos nutrientes assim.
Claro, você pode tornar um molho branco mais nutritivo simplesmente usando a farinha integral no lugar da branca — já é uma mudança e tanto, acredite. Mas eu queria mais: queria aumentar o valor nutricional e, ao mesmo tempo, diminuir o valor calórico.
No fundo, a receita que eu lhe ensino aqui ajuda você a entender dois conceitos importantes em matéria de nutrição. Um deles é o da densidade calórica: o ideal é um alimento oferecer mais nutrientes e menos calorias. Se é menos calórico, mas pouco nutritivo, não há muita vantagem para a sua saúde. Outro é o conceito de funcionalidade, o propósito de tudo o que entra na receita. E, por causa desse conceito, combinei três ingredientes:
Farinha de trigo: Sua principal função é a formação da massa. E é uma boa fonte de energia, mas pobre em nutrientes.
Farelo de trigo: Por ser rico em fibras, ele ajuda a dar a sensação de saciedade, tem menos calorias do que a farinha branca e também ajuda na prevenção do câncer de colón.
Aveia: Estrela principal da receita, ela é rica em fibras solúveis e insolúveis e, quando hidratada, forma um gel, dando viscosidade e corpo ao nosso molho. Assim, você obtêm um resultado final com maior cremosidade, mas também aumenta muito a quantidade de nutrientes. Ah, sem contar que suas fibras ajudam a reduzir o colesterol.
Mas, fundamentalmente, vou logo explicando que o meu molho branco é, sim, um mingau de aveia. Só que bem temperadinho com cebola, azeite e especiarias.
RECEITA DE MOLHO BRANCO À BASE DE AVEIA
Esta receita rende 2 porções ou 300 mililitros de molho no total, se for usar no recheio de tortas e outras receitas. Esse volume todo tem somente 258 calorias e ainda esbanja 9,8 gramas de fibras. O molho branco convencional tem, nos 300 mililitros, 378 calorias e um nadica de 0,69 grama de fibra.
Ingredientes:
- 20 g de farinha de trigo;
- 40 g de farelo de aveia;
- 30 g de farelo de trigo;
- 300 mililitros de de leite desnatado;
- 1 colher de. sopa de cebola ralada;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
- Uma pitada de noz-moscada;
- Uma pitada de sal.
Modo de preparo:
- Misture todas as farinhas, peneirando sobre uma forma. Leve para assar em forno médio por 10 minutos. Assim ficam douradas e perdem aquele sabor de farinha crua.
- Junte ao leite desnatado 2 colheres de sopa dessa mistura de farinhas tostada. Bata no liquidificador e reserve.
- Em seguida, em uma frigideira, coloque a cebola ralada no fogo baixo, mexendo sempre até secar e ficar douradinha.
- Acrescente o leite batido com a mistura de farinha, o azeite, a noz moscada e o sal. Mexa com o batedor Deixe cozinhar por alguns minutos, até que engrosse.
- Desligue o fogo e deixe descansar por 30 minutos para que chegue na consistência certa, pois a aveia continua o seu processo de aglutinação, engrossando ainda mais o creme.
Para fazer melhor proveito:
Sobre massas e legumes. Na foto deste blog, usei fios de legumes sobre a massa propriamente dita para, de novo, dar mais volume, diminuindo calorias e aumentando o valor nutricional ao mesmo tempo. Essa é sempre uma ideia colorida e saborosa.
Para rechear tortas. Misture esse molho com frango, com palmito, com camarão cozido… Ele dá um excelente recheio.
Use o molho branco como base para outros molhos… Junte mostarda, por exemplo, e derrame sobre um filé de frango. Não tem erro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.