Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Um bolo de fubá diet com calda de coco; leve e rapidinho de fazer

Maria Cecília Corsi

13/09/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

A cozinha é meu espaço desde que me conheço por gente. Vim de uma família onde as reuniões aconteciam lá mesmo, todo mundo com a mão na massa. Minha mãe, descendente de italiana, sempre foi uma apaixonada por comida boa, com sabor e tradição. Por isso, sempre que adapto uma receita, para deixá-la mais leve e mais saudável, cuido para não perder a essência da versão original. E um desafio que adoro é o de fazer doces sem açúcar.

Em um período da minha carreira, passei tardes e noites testando bolos com adoçante. Uns ficavam bons, outros nem tanto… Mas, com essa experiência, aprendi muito sobre proporções de ingredientes, texturas, combinações para acertar. A receita que ensino aqui, por exemplo, foi criada para atender ao desejo de uma senhora diabética que tomava chá com as amigas todas as quintas e queria muito saborear um bolo de fubá nesses encontros. Lá fui eu testar!

A receita ficou tão gostosa que já recebeu algumas variações de caldas e até recheios ao longo desses anos. Já fiz com geleia de goiaba, calda de frutas e até creme de confeiteiro. Sempre sem açúcar. Fato é que, por não ter quase nada de gordura também, este bolo é mesmo mais sequinho. Por isso ressalto a importância de colocar uma calda ou até mesmo molhar a massa enquanto ainda estiver morna.

Posso até mesmo sentir o cheirinho do bolo saindo do forno e o café sendo coado como manda a tradição, aquele aroma carregado de cultura brasileira. Como dizem os mineiros, "bão demais"! E, se já lhe deu água na boca, aviso que o preparo é rapidinho: em 20 minutos estará saboreando essa delícia.

BOLO DE FUBÁ DIET COM CALDA DE COCO e CASTANHAS-DO-PARÁ

Rende 10 fatias de 88 calorias cada

Ingredientes

Para o bolo:

  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão
  • 1 colher (sopa) de farelo de aveia
  • 2 colheres (sopa) de fubá
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de óleo de canola
  • 1 colher (café) de semente de erva-doce
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
  • 1 colher (sobremesa) cheia de fermento em pó químico

Para a calda:

  • 2 colheres (sopa) de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
  • 1 colher (sopa) de leite desnatado
  • 1 colher (chá) de adoçante para forno e fogão
  • 1 colher (chá) de coco ralado
  • 3 castanhas-do-Brasil

Modo de preparo

  1. Unte com manteiga e fubá uma forma redonda de 15 cm de diâmetro com furo no meio ou uma forma de bolo inglês. Se tiver de uma forma de silicone, melhor ainda, porque nem precisará untar.
  2. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  3. Separe as claras das gemas. Bata as claras na batedeira em velocidade alta, por 2 minutos ou até ficar em ponto de neve.
  4. Baixe a velocidade, acrescente o adoçante e bata por mais 1 minuto. Acrescente as gemas uma a uma e bata por mais 2 minutos.
  5. Retire da batedeira e acrescente o farelo de aveia, o fubá, a farinha de trigo, o óleo, o fermento, a erva-doce e as raspas de limão, mexendo tudo delicadamente com uma espátula.
  6. Coloque na forma e leve ao forno que já foi pré-aquecido por 15 minutos.
  7. Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Em um bowl pequeno, junte o leite de coco, o leite em pó, o leite e o adoçante. Mexa até formar um creme espesso.
  8. Derrame essa calda no bolo ainda quente, polvilhando com coco ralado e a castanha-do-Brasil picada. Pode servir acompanhando um cafezinho ou uma xícara de chá.

EXPERIMENTE COM FRUTAS

Em vez da calda, molhe o bolo com suco natural de laranja e serva acompanhado de geleia diet de frutas mais ácidas, como a tangerina ou até mesmo o damasco. Outro bom acompanhamento é uma compota de goiaba mais mole, que pode ser feita cozinhando somente a goiaba vermelha com um pouquinho de água e, se necessário, um pouco de adoçante para forno e fogão. Mas, se a fruta estiver bem madura, não terá necessidade de adoçar.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi