Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

O sabor desta carne com brócolis à oriental vem de temperos termogênicos

Maria Cecília Corsi

06/09/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

Em São Paulo a gastronomia é muito variada. Tem restaurantes oferecendo a culinária de quase todos os países e a oriental faz muito sucesso –japonesa, chinesa, coreana, tailandesa, vietnamita, isso quando os chefs não as misturam, lançando novos sabores. Sempre visito esses lugares em busca de tendências e novas combinações. Foi assim que um dia passei a oferecer no meu menu o que chamo de bife com brócolis.

O nome parece simples, mas acredite: o sabor é incrível! Isso se deve a harmonia que criamos ao combinar as tirinhas de carne grelhadas com o gengibre, o coentro e a pimenta, que são temperos super aromáticos. E que, de quebra, são termogênicos, ajudando a acelerar o metabolismo. Como sempre digo, nenhum ingrediente sozinho faz milagre, mas…

Um detalhe importante da receita é não cozinhar demais o brócolis, para que fique mais firme, com as fibras mais intactas e criando uma resistência mastigatória maior. A consequência é um maior gasto calórico durante a digestão, maior tempo de saciedade e melhor controle da glicemia.

E já que estamos para os lados do Oriente, destaco dois hábitos alimentares interessantes: comer a proteína sempre acompanhada de arroz e utilizando hashis — experimente, como eles usar os famosos palitinhos para uma experiência interessante de comportamento. Como nem todos têm a habilidade para manejá-lo, os hashis acabam nos obrigando a prestar mais atenção no alimento e a comer devagar. É o tal do comer consciente que nós, nutricionistas, estudamos cada vez mais.

RECEITA DE BIFE COM BRÓCOLIS

Rende 4 porções de 225 calorias cada

Ingredientes:

  • 500 gramas de alcatra cortada em tiras
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 1 cabeça de brócolis picada
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro
  • 3 colheres de sopa de molho shoyo
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 2 colheres de sopa de folhas de coentro picadas
  • 1 xícara de café de pimenta biquinho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:

  1. Tempere a carne com sal e reserve.
  2. Aqueça água em uma panela e, ao levantar fervura, coloque o brócolis e deixe-o cozinhar por 2 minutos.
  3. Escorra a água quente e coloque o brócolis em outra panela com água e gelo para interromper o cozimento. Esse método se chama branqueamento e é ideal para deixar os legumes mais firmes. Reserve.
  4. Em uma frigideira larga e antiaderente, já aquecida, coloque a cebola mexendo sempre. Para evitar que queime, vá pingando aos poucos o caldo de legumes caseiro. Continue mexendo até dourar.
  5. Acrescente a carne temperada aos poucos para dourar. Por isso é que a frigideira precisa ser larga e estar bem quente, para que nessa hora, mexendo, você consiga selar todas as tiras, o que evita que percam água. Só assim a carne ficará dourada por fora e macia por dentro. Atenção: por maior que seja a frigideira, porém, evite colocar toda a carne de uma só vez, porque a panela pode esfriar e a carne, então, não ficará selada direito, endurecendo no final. Vá dourando aos poucos e reservando em um recipiente.
  6. Baixe o fogo e volte toda a carne para a frigideira. Tempere com o shoyo, o gengibre e o coentro.
  7. Acrescente a pimenta biquinho e o brócolis para aquecerem juntos. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e estará pronto para servir!

VARIE A PROTEÍNA

A receita, com essa combinação de temperos, dá muito certo também com frango ou salmão no lugar da carne. Substituir o brócolis por couve-flor também fica interessante e, em termos nutricionais, os dois são semelhantes.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi