Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Que tal inovar e preparar um Arroz Doce Integral?

Maria Cecília Corsi

03/05/2018 09h46

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Você talvez me ache apressada por já lhe ensinar agora a minha receita especial de arroz doce que, de todas as gostosuras típicas das festas juninas, é a minha preferida. Cremoso, perfumado com raspas de limão e canela, servido em tigelas pequeninas, ah, quem resiste?

Acho que serve adoçar o dia a dia durante o ano inteiro, sem esperar pelo São João. Até porque, se está procurando perder peso ou não pode comer açúcar, ele é levinho e preparado com adoçante. Se não gosta dessa ideia e está liberado para o ingrediente, use então um pouco de açúcar mesmo, sem exagerar. Só não dá para você abrir mão é do arroz integral. Ele muda demais a composição nutricional da receita, enriquecendo-a com fibras, gerando a sensação de saciedade, inclusive.

Apenas um detalhe: quando você cozinha o arroz branco, ele solta o seu amido, que é um dos responsáveis pela cremosidade da versão original do doce. Mas, quando eu o substituo pelo arroz integral, isso não acontece, porque então o mesmo amido fica preso dentro da casca. O truque para compensar essa espécie de efeito colateral e deixar a sobremesa cremosa é usar a gema do ovo e, ainda, acrescentar o leite desnatado em pó. Dá certo! E aposto que você fará muito sucesso com essa delícia nas festividades de junho.

Arroz Doce Integral

Rende 8 tigelas pequenas com 99 calorias apenas cada, se você usar adoçante como está aqui.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz integral;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 gema;
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado;
  • 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
  • 2 pauzinhos de canela;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • casca de 1 limão ralada, tomando cuidado para não ralar junto a pele branca;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de sopa de requeijão;
  • 2 colheres de sopa de adoçante próprio para ir ao fogo;
  • 1 colher de sopa de mel.

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o arroz para cozinhar na água, com a pitada de sal e o adoçante.
  2. Assim que levantar fervura, tampe e espere a água reduzir até aparecer o arroz.
  3. Separadamente, misture a gema com o leite e acrescente a casca do limão e a canela em pau.
  4. Jogue essa mistura na panela onde estava o arroz e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  5. Retire do fogo. Está na hora de acrescentar, bem aos poucos para não empelotar e mexendo sem parar, o leite em pó, a baunilha e o requeijão.
  6. Volte ao fogo por mais alguns minutos.
  7. Distribua em tigelinhas e derrame um leve fio de mel em cada uma delas, polvilhando em seguida com a canela.

Que tal trocar a canela?

Você pode esfarelar, por cima das tigelas do  arroz doce, 1 paçoca pequena light ( 1 unidade dividida pelas 8 porções, veja bem). E, no caso, só depois derrame o mel. Fica diferente, você vai ver.

Essa receita prática e gostosa você encontrar também no nosso site! Venha conferir!

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi