Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Pão de Ló Integral com Geleia de Frutas Vermelhas de apenas 91 calorias

Maria Cecília Corsi

25/01/2018 04h00

Crédito: Fernando Moraes/UOL

O bolo sem açúcar é, para qualquer cozinheira, um desafio. Afinal, é esse ingrediente que ajuda a emulsificar a massa, dando-lhe leveza e maciez. Mas solucionei a questão com essa receita. Nela, um dos segredos é bater as claras e as gemas, tudo junto, até que tripliquem de tamanho. Sim, é preciso paciência.

Além disso, combino a tradicional farinha de trigo com dois ingredientes que considero fundamentais na alimentação saudável: farelo de trigo e farelo de aveia. Uso 1/3 de cada um deles. Outro segredo: essa mistura, ao usá-la em massas, sempre precisa ser colocada com toda a delicadeza.

Isso resolveu a questão da leveza? Sim. Mas o resultado ficou meio sem gosto. Outro problema, então, a ser resolvido… Como o tom já era amarronzado, arrisquei um toque de canela. E ainda um pouco de baunilha e de raspas de laranja. Aí, sim, ficou saboroso e com pouquíssimas calorias. Uso esse bolo como base para várias sobremesas. Veja a seguir:

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 1 colher de sopa de adoçante próprio para uso culinário
  • 5 colheres de sopa da mistura de farinhas (1/3 de farinha de trigo; 1/3 de farelo de aveia e 1/3 de farelo de trigo)
  • 1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa rasa de canela em pó
  • 1 colher de chá de baunilha'
  • 1 colher de chá de raspas de laranja
  • Manteiga para untar e farelo de trigo o suficiente para a forma.
  • 8 colheres de sobremesa de geleia de morango para acompanhar as porções (opcional)

    Crédito: iStock

Modo de preparo:

  1. Coloque as gemas e as claras na batedeira. Bata até que tripliquem de volume. Isso leva, em média, uns 5 minutos.
  2. Acrescente o adoçante e bata por mais 2 minutos.
  3. Desligue a batedeira e use uma espátula para ir acrescentando, com toda a delicadeza, a mistura de farinhas. Atenção: o truque é mexer sempre de baixo para cima!
  4. Quando notar que não existem grumos, ponha o fermento, a canela, a baunilha e as raspas de laranja.
  5. Derrame em uma forma untada com manteiga e enfarinhada com o farelo de trigo.
  6. Leve ao forno médio por exatos 13 minutos.
  7. Para servir, corte em retângulos ou até mesmo em triângulos, acompanhado da geleia, se quiser.

Tire proveito:

  • Gosta de nozes? Eu de vez em quando troco as raspas de laranja, de vez em quando, por três colheres de sopa de nozes moídas. Muda bastante o gosto. Você pode ainda experimentar com amêndoas no lugar das nozes. Depois me conte…
  • Sozinho, por que não? Fica simples, mas tanta simplicidade acompanha muito bem aquele cafezinho no final da refeição.
  • Pavê, que tal? Em uma taça, alterne fatias finas do bolo com um creme dieta (ou até mesmo iogurte) e frutas. Arremate com um pingo de geleia dietética.

Esta receita rende 8 porções, com valor aproximado de 71 calorias cada ou 91 calorias, caso você use geleia de frutas vermelhas diet na cobertura, como sugiro aqui. Ah, e fica pronto em um instante: bastam 13 minutos no forno médio pré-aquecido.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi