Topo

Faça com as crianças uma mini-pizza de aveia e farelo de trigo à portuguesa

Maria Cecília Corsi

19/07/2018 04h00

Crédito: Antonio Rodrigues / Boa Forma com Dukan

Mês de férias é sempre uma farra. A casa fica cheia de crianças querendo brincar, aprender coisas novas e se divertir. E, já que julho é inverno e o frio pode impedir a ida à praia, o mergulho na piscina e, às vezes, até mesmo o passeio no parque, por que não levar a meninada para a cozinha com uma receitinha simples, deliciosa e que estimula a criatividade?

Pensando em tudo isso, lembrei de uma receita minha de minipizza feita com aveia e que fica com uma massinha supercrocante. E essa massa você pode moldar como quiser –dá até para para fazer um biscoitinho salgado, tipo grissini! Aqui, minha sugestão de cobertura para a minipizza é uma releitura mais leve da portuguesa, com peito de peru no lugar do presunto e requeijão light no lugar da mussarela.

Mas, atenção, você pode colocar vários ingredientes saudáveis em tigelas na bancada da cozinha para cada criança inventar a sua própria pizza. Esse é um jeito divertido de ensinar a garotada a experimentar novos sabores.

MINI-PIZZA DE AVEIA E FARELO DE TRIGO À PORTUGUESA

Rende 8 porções de 105 calorias cada

Ingredientes

Para a massa:

  • 1 xícara (chá) de leite desnatado morno
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 6 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 2 colheres (sopa) de de farelo de trigo
  • 1 pitada de sal

Para o recheio:

  • 2 tomates cortados em cubos
  • 8 fatias de peito de peru
  • 2 ovos cozidos e picados
  • 4 colheres (sopa) de requeijão light
  • 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, misture o leite morno e o fermento em pó.
  2. Acrescente os farelo de aveia e de trigo e deixe descansar por 15 minutos.
  3. Separe a massa em oito porções em uma assadeira de pizza antiaderente. Se não tiver uma assadeira de pizza em casa, que praticamente não tem laterais, use outra forma qualquer virada de cabeça para baixo. Explico: é que as laterais de uma forma fazem concentrar o vapor, que por sua vez amolece a massa.
  4. Abra cada porção com os dedos. Os discos individuais devem ficar bem finos.
  5. Asse no forno preaquecido a 180 *C por 10 minutos ou até ficar crocante.
  6. Retire do forno e distribua o tomate cortado em cubos pelos discos.
  7. Cubra cada um deles com o peito de peru, o ovo e o requeijão.
  8. Polvilhe com o orégano e volte ao forno por mais 5 minutos. Sirva quente.

Faça também palitinhos!

A mesma receita de massa serve para moldar palitinhos de grissini, que ficam ótimos para, à moda italiana, acompanhar a pasta.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Faça com as crianças uma mini-pizza de aveia e farelo de trigo à portuguesa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Mais Posts