Faça uma sopa “detox” cheia de nutrientes e com apenas 72 calorias
Maria Cecília Corsi
05/04/2018 04h10
Crédito: Fernando Moraes/UOL
Qualquer receita que leve o adjetivo "detox" chama a atenção. Mas aviso: não espere milagres de nada que use esse apelido.
A fórmula de tudo aquilo que se intitula "detox" por aí é simples: uma bebida ou um prato bem leve –tanto do ponto de vista da digestão quanto das calorias–, repleto de vitaminas, minerais e bioativos para compensar um dia atribulado, por exemplo, ajudando o seu organismo a se recuperar.
Por isso, caprichei nos ingredientes desta sopa que, na minha opinião, pode e deve ser saboreada após um dia muito cheio, quando você sente que foi além de suas possibilidades. Ou, pelo menos, uma vez por semana, ela cairá muito bem, ajudando você a ter uma alimentação muito saudável.
Sopa Detox
Rende 4 pratos de sopa de 72 calorias cada.
Ingredientes:
- 400 gramas de beterraba;
- 500 gramas de tomate;
- 1 cebola média;
- 1 ramo de salsão;
- 700 mililitros de água;
- 1 potinho de iogurte natural desnatado;
- 1 pepino sem sementes cortado em cubinhos;
- 2 colheres de sopa de chia;
- Sal a gosto (tente colocar pouco!).
Crédito: Fernando Moraes/UOL
Modo de preparo
- Descasque a beterraba e a cebola, cortando tudo em cubos médios. Reserve.
- Faça o mesmo com o tomate.
- Em um caldeirão, coloque a água e todos os legumes. Deixe ferver, baixe o fogo, tampe e espere que fiquem macios.
- Aguarde esfriar.
- Coloque só os legumes no liquidificador. Bata, acrescentando a água do cozimento bem aos poucos até dar a consistência de um creme, sem deixar ficar um caldo ralo demais.
- Leve para a panela, deixe ferve e tempere com o sal.
Montagem
- Coloque 2 conchas do creme em um prato fundo.
- Por cima, 1 colher de sobremesa do iogurte, do qual, se necessário, você já escoou o soro para ficar bem consistente.
- Finalize colocando em cada prato 1 colher de sopa do pepino cortado em cubos e 1 colher de chá de chia. Sirva em seguida.
Esta e outras receitas deliciosas fazem parte do meu menu na LivLight.
Sobre a autora
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).
Sobre o blog
Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.