Topo

Macarrão aos quatro queijos 50% menos calórico e 50% mais nutritivo

Maria Cecília Corsi

15/03/2018 12h40

 

 

Crédito:  Fernando Moraes/UOL

O problema das massas aos quatro queijos é um só: um prato pode chegar a incríveis 440 calorias! É bastante mesmo. Para emagrecer a receita tradicional, antes mesmo de adaptar o molho, incluí a cenoura e a vagem, cortando esses legumes do mesmo tamanho da massa. Por quê? Porque, quando misturo vegetais ao macarrão, eu diminuo a proporção de carboidratos e, com isso, corto calorias também. Sem contar que acrescento vitaminas, minerais e outros bioativos muito bem-vindos à receita. O efeito, você verá, é o de um penne tricolore.

Em relação ao molho, fiz uma combinação de queijos bem menos calórica, mas não menos saborosa. Com isso, você tem uma versão de macarrão aos quatro queijos deliciosamente magra.

MASSA AOS QUATRO QUEIJOS LIGHT

Rende 5 porções de 224 calorias cada.

Ingredientes:

Para a massa

  • 1 xícara de chá de macarrão penne (você pode já comprar o tricolore, para camuflar ainda mais os vegetais)
  • 1 xícara de chá de cenoura, cortada em palitos do mesmo tamanho da massa
  • 1 xícara de chá de vagem, também cortada do mesmo tamanho da massa

Para o molho

  • 2 xícaras de chá de molho branco à base de aveia (receita que ensinei aqui no Blog)
  • 1 xícara de chá de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de ricota defumada esfarelada
  • 3 colheres de sopa de cream-cheese light
  • 4 unidades de queijo tipo polenguinho light
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • Sal a gosto

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo

  1. Leve ao liquidificador o leite desnatado, a ricota defumada, o cream cheese light, o queijo tipo polenguinho e 1 colher de sopa do queijo parmesão. Bata até a mistura ficar bem homogênea
  2. Acrescente as 2 xícaras do molho branco à base de aveia e bata mais um pouco.
  3. Coloque esse creme em uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, desligue a chama e reserve.
  4. Coloque um caldeirão com água no para ferver, acrescentando 1 colher de chá de sal. Quando levantar fervura, acrescente a massa, a cenoura e a vagem. Cozinhe até o macarrão ficar al dente. Sim, os legumes ficarão um pouco mais crocrantes.
  5. Escorra, coloque numa travessa, cubra com o molho, coloque o restante do queijo parmesão e sirva logo em seguida.

USE O MOLHO SOBRE CARNES

  • Você pode derramar este molho aos quatro queijos sobre um filé de boi ou de frango grelhado. Fica muito gostoso.

Esta e outras receitas deliciosas fazem parte do meu menu na LivLight.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Macarrão aos quatro queijos 50% menos calórico e 50% mais nutritivo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Mais Posts