Prepare um wrap vegano de feijão para um jantar magro e completo
Maria Cecília Corsi
22/02/2018 04h05
Crédito: Fernando Moraes/UOL
O wrap é simples e você consegue prepará-lo rapidamente. Neste, o diferencial é a pasta de feijão-branco, já que os patês tradicionais costumam ter uma quantidade de gordura muito alta –até mesmo em receitas vegetarianas, porque muitas delas são à base de maionese.
A pasta de feijão, além de ser muito menos calórica, é mais saudável. Ora, seu ingrediente principal é cheio de proteína vegetal da melhor qualidade. O resultado fica com um gosto suave. E para quem vive correndo, essa pasta ainda dura sete dias na sua geladeira.
Wrap de feijão-branco
Crédito: Fernando Moraes/UOL
Ele tem apenas 260 calorias por unidade.
Ingredientes:
Para a pasta
- 1 xícara de chá de feijão-branco cozido;
- 4 colheres sopa de azeite de oliva;
- 1 colher de. sopa de salsinha picada;
- Sal a gosto.
Para o restante
- 3 colheres de sopa de cenoura ralada;
- 4 folhas de rúcula sem o talinho;
- ½ de abacate cortado em fatias finas;
- 1 colher de chá de castanha-do-Brasil picada;
- 1 fatia de massa de tortilla pronta.
Modo de preparo
- Coloque o feijão-branco cozido e escorrido no liquidificador. Bata até formar uma pasta consistente.
- Em seguida, acrescente o azeite e o sal. Bata novamente para misturar bem.
- Retire do liquidificador e acrescente a salsinha picada.
- Leve à geladeira por uma hora.
- Na hora de montar o seu wrap, abra a tortilha, passe 1 colher de sopa do patê de feijão branco.
- No recheio, coloque a cenoura, a rúcula, o abacate e, por fim, a castanha-do-Brasil. Sapique um pouco mais de sal, se achar necessário.
Se quiser variar, recheie com ovo bem picadinho e ervas ou troque o abacate por tomate seco, fica muito gostoso também.
Sobre a autora
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).
Sobre o blog
Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.