Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Surpreenda com uma sopa cremosa diferente de espinafre e limão siciliano

Maria Cecília Corsi

24/05/2018 04h10

Crédito: Juliana Corsi

A temperatura cai e as sopas se tornam ótimas pedidas. Deliciosamente quentes, elas parecem uma refeição leve, só que isso nem sempre é verdade. Cá entre nós, algumas das receitas mais gostosas são cremosas e com uma consistência que, em geral, é obtida graças a boas porções de ingredientes gordurosos, como o creme de leite, a manteiga… E isso quando não são engrossadas com alguma farinha.

Daí, pronto: o que era para ser saudável se transforma em um prato fundo de calorias. Mas quem aguenta tomar todo dia um caldinho ralo de legumes em nome da boa forma? Por isso, meu desafio foi criar para você um creme que misturasse sabores de uma maneira surpreendente, fosse bastante nutritivo, mas sem farinha nem nada que elevasse demais o valor calórico. Aí está!

SOPA-CREME DE ESPINAFRE COM RASPAS DE LIMÃO SICILIANO

Rende 5 pratos de sopa, cada um com 146 calorias apenas

Ingredientes:

  • 1 maço de espinafre, sem o talo e picado
  • 500 gramas de chuchu descascado e cortado em cubos
  • 300 gramas de inhame descascado e cortado em cubos
  • 3 xícaras de caldo de legumes (que você pode preparar a seu gosto e deixar no freezer para quando precisar usar, como alternativa àqueles comprados nos supermercados)
  • 1 cebola inteira
  • 1 colher de sopa de cebola ralada para refogar o espinafre
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de raspas de limão siciliano
  • 5 colheres de sopa de queijo cottage
  • 2 colheres de sopa de castanhas-do-Brasil picadas
  • Sal a gosto

Crédito: Juliana Corsi

Modo de preparo:

  1. Em um caldeirão, coloque o caldo de legumes, o chuchu, o inhame, a cebola inteira. Deixe cozinhar até que fiquem macios.
  2. Espere esfriar e bata os legumes no liquidificador, acrescentando o caldo do cozimento aos poucos, o suficiente para obter a consistência cremosa.
  3. Aqueça uma panela e jogue nela a cebola ralada, mexendo sempre, até que doure e fique sequinha.
  4. Junte o espinafre e o azeite, refogando tudo e acertando o sal.
  5. Quando o espinafre estiver bem refogado, junte o creme. Espere que ferva e desligue para, só então, juntar as rapas de limão siciliano.
  6. Distribua nos pratos e finalize cada um deles com 1 colher de sopa de queijo cottage, salpicando por cima as castanhas-do-Brasil.

EM VEZ DO ESPINAFRE

A mesma base cremosa, que você preparou no liquidificador, serve para muitas variações. Eu, particularmente, gosto muito de usar, no lugar do espinafre, palmito bem picadinho. Experimente!

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi