Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Esta coxinha assada de frango com abóbora é simplesmente deliciosa

Maria Cecília Corsi

20/05/2018 04h00

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Todo mundo adora uma coxinha, tanto as crianças quanto os adultos. O senão, no caso, é a fritura. Até aí, dá para empanar e levar ao forno, evitando o consumo exagerado de gordura.

Mas eu quis inventar uma receita que, além de leve e gostosa, fosse diferente da combinação de batata-doce e frango, que anda na moda no mundo fit e já está soando batida. Quer saber? Na minha opinião, o resultado do salgado feito com a abóbora é de arrancar suspiros.

Experimente e tenho certeza de que irá servir a receita em muitas ocasiões. Até porque, logo mais, chega a temporada de Copa do Mundo. Garanto que esse é um petisco muito leve e saboroso para os dias de jogos. E tem também a versão vegetariana para os que não querem comer frango ou simplesmente gostam de variar.

COXINHA DE  ABÓBORA

Rende 10 unidades de 87 calorias cada

Ingredientes

Para a massa:

  • 500 gramas de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 gema
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto

Para o recheio de frango:

  • 300 gramas de peito de frango
  • 1 cebola pequena, inteira, descascada
  • 2 colheres de sopa de cebola ralada
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de salsinha picada

Para empanar:

  • 2 xícaras de chá de farinha de torrada integral
  • 2 ovos inteiros

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo

  1. Leve a abóbora ao fogão em uma panela com pouca água. Assim que estiver cozida, deixe-a escorrer por 20 minutos.
  2. Esmague bem a abóbora escorrida com um garfo e misture com a gema, o azeite, a farinha de aveia e o sal.
  3. Leve tudo ao fogo baixo, sem parar de mexer. Espere que essa massa se solte do fundo da panela. Então, desligue o fogo e deixe que esfrie.
  4. Comece o recheio, colocando o peito de frango para cozinhar com um pouco de água, sal e a cebola inteira na panela de pressã Assim que começar a ferver, conte apenas 5 minutos e desligue o fogo.
  5. Desfie o frango, levando-o para refogar com a cebola ralada, o azeite, a salsinha. Acerte o sal, se necessário, e reserve.
  6. Prepare a farinha para empanar as coxinhas: bata ligeiramente torradas integrais no liquidificador até obter as 2 xícaras do ingrediente necessárias para a receita.
  7. Separadamente, bata os ovos e reserve.
  8. Modele as coxinhas, colocando um pouco do recheio em cada uma delas. Em seguida, passe primeiro na farinha de torrada integral, depois no ovo batido e, uma última vez, na farinha novamente.
  9. Unte uma forma com azeite e coloque as coxinhas para assar em forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por 15 minutos.

FAÇA UMA VERSÃO VEGETARIANA

Em vez de usar frango, você pode preparar um recheio com ricota amassada, salsinha e um pouco de requeijão, que, no caso, dará maior consistência ao creme.

Esta e outras receitas fazem parte do meu cardápio na LivLight.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi