Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Receita de suchá refrescante (com duas variações!) e cheio de antioxidantes

Maria Cecília Corsi

04/10/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

O inverno já passou e dias mais quentes começam a surgir com a entrada da primavera. Nosso organismo sente as mudanças e com isso a necessidade de ingerir mais líquidos aparece. Hidratar as células é importante para que aconteçam várias reações dentro do nosso corpo. Beber água, portanto, deve virar um hábito. Só que mudar hábitos é um processo de exercício diário, é preciso repeti-lo todos os dias.

Ter opções de bebidas leves e gostosas ajuda muito a introduzir essa mudança, principalmente para quem tem resistência em beber água pura. Sucos são excelente opções, mas você não pode esquecer que, dependendo da fruta, há uma grande quantidade de calorias e açúcares (sim, frutas fornecem açúcar!). Você corre o risco do exagero, se beber suco todo dia e a toda hora.

Independentemente disso, uma alternativa é usar chá no lugar da água. Além de dar um sabor especial, essa bebida fornece compostos bioativos com propriedades funcionais.  É o caso do chá verde, rico em antioxidantes.

Fiz uma receita com três variações que são ótimas combinações, tanto em sabor quanto em funcionalidade. Todas cheias desses antioxidantes que ajudam a proteger as células do nosso corpo, prevenindo doenças cardiovasculares e cânceres, por exemplo.

Experimente fazer uma em cada dia. Variar espanta a monotonia e, ainda, melhora os níveis de nutrientes no organismo.

Receita de suchá

Rende 1 porção de 38 calorias

Ingredientes:

  • 2 sachês de chá de erva-cidreira
  • 1 xícara (chá) de água bem quente
  • 2 rodelas de abacaxi maduro (se estiver bem maduro, não precisará de adoçante)
  • 1 xícara (café) de suco de limão siciliano
  • Pedras de gelo
  • Adoçante (opcional)
  • Raspas de limão siciliano

Modo de preparo:

  1. Coloque os dois sachês de chá na água quente, assim ficará um chá mais concentrado tanto em sabor quanto em bioativos.
  2. Bata no liquidificador o chá com o abacaxi, o suco de limão, o gelo e adoçante (se achar necessário adoçar mais, claro)
  3. Sirva com raspas de limão por cima

Mais duas variações dessa receita

Basta seguir o mesmo modo de preparo e, no lugar do chá de erva-cidreira, usar o chá verde combinado com 2 fatias de manga em vez do abacaxi. Ou, ainda, experimente o chá de hibisco com 1 xícara (chá) de morangos. Todos ficam deliciosos e refrescantes com o toque do limão siciliano.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi