Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Nhoque low carb de ricota com abóbora e espinafre que vai direto ao forno

Maria Cecília Corsi

02/08/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues.

Excluir totalmente os carboidratos da alimentação não é uma opção saudável. Quem conhece meus programas de reeducação alimentar sabe que o equilíbrio é o segredo, já que em meus cardápios coloco de tudo um pouco –chocolate, massas, pães–, mas sempre combino esses alimentos com proteínas de boa qualidade, fibras como a da aveia e do farelo de trigo, e ainda com ingredientes que são a base da minha dieta: vegetais frescos.

Isso permite uma série de combinações inusitadas de sabores, nutrientes e experiências. Não significa que, de vez em quando, incluir receitas low carb no nosso dia a dia seja ruim. Esse prato que vou ensinar, por exemplo, é a modificação de uma receita rica em carboidrato: o tradicional nhoque, só que em uma versão low carb, diferente e mais prática, em que você não precisa cozinhar a massa antes de levá-la ao forno.

Nesta receita, a abóbora cumpre o papel do carboidrato, a ricota fornece proteína e o espinafre e a aveia são fontes de fibras. Além disso, ainda temos, de quebra, uma quantidades razoável de licopeno, que é um antioxidante, no delicioso molho de tomate. É o que chamo de equilíbrio, com o efeito surpreendente de combinar todos esses sabores.

NHOQUE DE RICOTA COM ABÓBORA E ESPINAFRE

Rende 6 porções de 219 calorias cada

Ingredientes:

Para o nhoque

  • 300 gramas de abóbora cabotiá
  • ½ maço de espinafre lavado
  • 1 fio de azeite de oliva extravirgem
  • 400 gramas de ricota esfarelada
  • 2 colheres de sobremesa de aveia em flocos finos
  • ½ colher de café de noz-moscada ralada
  • ½ colher de café de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Para o molho

  • 1 colher de sopa de cebola ralada
  • 1 lata de tomate pelado
  • 100 gramas de tomate seco
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de sopa de folhas de manjericão
  • 2 colheres de sopa de queijo tipo cottage
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque a abóbora com um dedo de água e deixe cozinhar em fogo baixo e com a tampa fechada, até que ela esteja macia.
  2. Escorra o líquido e passe a abóbora pelo espremedor de batatas ou amasse-a com um garfo, até formar um purê. Reserve.
  3. Corte o espinafre em tiras e refogue em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e sal. Reserve.
  4. Em uma tigela, coloque o purê de abóbora, metade da ricota, metade da aveia, metade da noz-moscada, metade do sal e a pimenta-do-reino. Misture até formar uma massa homogênea e leve-a à geladeira por uma hora.
  5. Em outra tigela, faça o mesmo com a outra metade da ricota, metade da aveia e o espinafre refogado, mais os temperos.
  6. Enquanto as duas massas estão na geladeira, comece a fazer o molho. Primeiro, coloque os tomates secos em uma peneira e jogue água bem quente para escoar o excesso de molho. Depois disso, pique e reserve.
  7. Em uma panela antiaderente, refogue a cebola mexendo sempre. Se necessário, pingue um pouco de água para não queimar.
  8. Acrescente o tomate pelado, o tomate seco picado, a água e o manjericão. Deixe ferver por 10 minutos. Reserve.
  9. Quando já tiver passado uma hora, retire as duas massas da geladeira e faça bolinhas, alternando as duas em um refratário.
  10. Adicione o molho e salpique tudo com o queijo cottage e o queijo ralado.
  11. Leve ao forno médio por 10 minutos, só para gratinar. Sirva com uma salada.

 

INOVE NO SABOR

Essa mesma receita pode ser feita com outras fontes de carboidratos que formem purês, como mandioquinha e batata doce, e com outras verduras como escarola no lugar do espinafre. O importante é manter as texturas. Observe os ingredientes que tem em casa e inove!

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi