Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Deixe a quiche bem mais leve usando queijo cottage

Maria Cecília Corsi

05/07/2018 04h00

Pela minha experiência, adaptar receitas tradicionais facilita demais um processo de reeducação alimentar, seja qual for a sua  motivação –perder peso, diminuir o colesterol ou simplesmente encontrar mais disposição em uma dieta leve e nutritiva. Até porque a pessoa não se sente tentada a, digamos, matar a saudade de um prato que gosta muito, nem fica com a impressão de que está abandonando receitas gostosas.

Com esse espírito, desta vez resolvi adaptar a quiche, torta que os franceses amam, mas que leva a desvantagem de ser feita com creme de leite na versão original, o que lhe confere calorias extras e uma porção considerável de gordura saturada. Aqui, o queijo cottage entra no lugar desse ingrediente.

Eu, particularmente, acho que tanto o sabor quanto a textura ficaram mais suaves nessa adaptação. Minha sugestão é que você experimente primeiro a quiche de alho-poró, a mais tradicional de todas na cozinha francesa. Mas, depois, arrisque novos sabores, acompanhando a sua quiche com uma salada, o que acha?

QUICHE DE ALHO-PORÓ E QUEIJO SUAVE

Rende 8 fatias de 156 calorias cada

Ingredientes: 

Para a massa

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de farelo de trigo
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia
  • 1 ovo
  • ½ colher de café de noz-moscada
  • Sal a gosto

Para o recheio

  • 1 ovo
  • 200 gramas de queijo cottage
  •  ½ xícara de chá de leite desnatado
  • 2 colheres de sobremesa de queijo parmesão
  • 3 colheres de sopa de alho-poró cortado em fatias bem finas
  • 1 colher de. sobremesa de azeite
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, coloque a manteiga, a farinha de trigo, o farelo de trigo, o farelo de aveia, a noz moscada e o sal, misturando tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
  2. Junte o ovo e continue mexendo, até obter uma massa lisa e fácil de trabalhar.
  3. Enrole a massa em um filme plástico e leve-a à geladeira por 15 minutos.
  4. Nesse intervalo, em uma frigideira, coloque o azeite e refogue o alho-poró por 5 minutos.
  5. Em uma tigela, misture o ovo, o queijo cottage, o leite desnatado, o parmesão e o sal. Por último, junte o alho-poró Reserve.
  6. Retire a massa da geladeira e, com ela, forre uma forma de aro 18 removí
  7. Leve ao forno médio pré-aquecido por 5 minutos para pré-assar.
  8. Retire e coloque o recheio.

Volte para o forno por mais 30 minutos ou até ficar dourado em cima e com o recheio firme.

INVENTE VÁRIOS SABORES

A partir desta receita básica, você pode criar novos sabores de recheio, substituindo o alho-poró. Para lhe dar um exemplo, que tal brócolis com tomate seco? Use 1/2 cabeça de brócolis cortado em pedaços pequenos e 2 colheres de sopa de tomarte seco lavado (para tirar o excesso de óleo) e cortado em fatias finíssimas.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi