Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Como preparar um hambúrguer suculento com menos calorias

Maria Cecília Corsi

20/04/2018 04h05

Crédito: Fernando Moraes/UOL

O tradicional hambúrguer é composto por dois ingredientes apenas: carne e a gordura. Sendo a gordura a responsável pela textura, pela maciez e… pela maior parte das calorias. Não adianta fazer a receita sem ela, porque daí o resultado final, sinto dizer, fica seco e duro. Então, do que eu precisaria para criar uma versão deliciosamente macia sem aumentar o valor calórico? Foi a pergunta que me fiz.

Consegui a resposta usando a proteína texturizada de soja, com seus grãos pequenos e crocantes — para uns, até sem graça. Se você a deixar de molho no caldo de carne, ela absorverá o líquido, formando uma massa úmida. Isso, porém, só resolveria a textura. Meu desafio tinha uma segunda parte, que era o sabor.

Não daria para acrescentar o sal apenas, como na receita tradicional, porque a proteína texturizada de soja não tem gosto de nada. Daí que caprichei mais no tempero, apelando para a mostarda e para o molho inglês.

Hambúrguer com menos calorias

Rende 6 unidades de 136 calorias cada hambúrguer puro ou 329 calorias, se usá-lo para montar o sanduíche com ricota.

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída magra

  • 1 xícara de café de proteína texturizada de soja

  • 1 xícara de café de caldo de carne da sua preferência, mais o suficiente para soltar a carne da panela na hora de grelhar
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • Sal a gosto
  • 6 fatias de ricota

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo

  1. Aqueça o caldo e, em seguida, acrescente a proteína texturizada de soja, deixando-a  hidratar por 5 minutos.
  2. Em seguida coloque os temperos e mexa bem para que ela pegue sabor.
  3. Junte a carne, a gema e o sal. Amasse bem até obter uma massa lisa e uniforme.
  4. Molde os hambúrgueres e leve-os à geladeira por duas horas.
  5. Na hora de grelhar, use uma frigideira antiaderente, esperando que ela aqueça bem para colocar o hambúrguer.
  6. Grelhe um dos lados até que fique bem no ponto.
  7. No momento de virá-lo, derrame um pouco de caldo para que se solte da frigideira sem que você tenha de usar óleo.
  8. Repita a operação do outro lado e pronto!
  9. Você pode usar a mesma frigideira para grelhar uma fatia de ricota para cada hambúrguer e preparar um sanduíche gostoso com a maionese de inhame que já ensinei neste blog.

CRIE VARIAÇÕES

* Esta receita pode ser feita também com carne de frango moída ou salmão moído. No caso, procure hidratar a proteína texturizada de soja usando caldo de ave e de peixe, respectivamente.

Confira outras deliciosas receitas minhas no site da LivLight.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi