Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Crespinhos de chocolate para adoçar a vida sem pesar na balança

Maria Cecília Corsi

29/03/2018 04h00

Crédito: Fernando Moraes/UOL

O chocolate é uma explosão de sensações. Acalma a alma, porque induz a produção de endorfinas, que são os neurotransmissores do bem-estar. Ainda no sistema nervoso, protege os nossos neurônios, graças a um importante antioxidante chamado epicatequina, entre outros. Mas, atenção, isso tudo só vale mesmo quando estamos falando do chocolate amargo, com mais de 60% de cacau.

E não se iluda com calorias, por favor. Não é pelo fato de um chocolate ser amargo ou meio-amargo que ele deixará de ser calórico. O que pesa, aqui, é a quantidade de gordura em cada versão e, por causa dela, as calorias costumam variar entre 553 e 585 em cada 100 gramas, em praticamente todos os tipos.

Aliás, as versões diet continuam sendo bem calórica devido à sua porção gordurosa, que pode ser até maior que a do tablete tradicional. Ou seja, você tem de ficar menos de olho no valor energético e mais no valor nutricional.

Por isso, nesta receita, resolvi usar um chocolate cheio de propriedades nutricionais, porque é 70% cacau. E, para melhorar ainda mais o seu perfil nutricional, eu o combinei com proteína texturizada de soja. O resultado é deliciosamente crocante, menos calórico –por causa da combinação, em vez de oferecer o chocolate puro– e muito fácil de fazer. Você pode mordiscar dois ou três para matar aquela vontade de comer um doce, sem sentir a menor culpa.

Crespinhos de chocolate

Rende 26 crespinhos de 23 calorias cada.
Ingredientes:
  • 100 gramas de chocolate 70% cacau;
  • 1 xícara de chá de proteína texturizada de soja;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo:
  1. Coloque a proteína de soja de uma forma e respingue por cima a baunilha, mexendo bem.
  2. Leve ao forno médio pré-aquecido a 160°C por 10 minutos. Então, tire de lá e espere esfriar completamente.
  3. Pique o chocolate em uma travessa de vidro e leve ao micro-ondas por 15 segundos, não mais do que isso!
  4. Com uma espátula, faça movimentos circulares. Então, volte a travessa ao micro-ondas por mais 15 segundos.
  5. Agora, bata o chocolate com a espátula, incansavelmente, por 3 minutos.
  6. Acrescente a proteina texturizada de soja, mexendo muito, muito bem mesmo.  Isso é importante, porque ela precisa ficar bem envolvida pelo chocolate derretido.
  7. Com a ajuda de duas colheres, molde os crespinhos, colocando em uma forma.
  8. Leve à geladeira por 20 minutos, sem ultrapassar esse tempo.
  9. Ao retirar da geladeira, deixe secar em lugar fresco por duas horas. Você pode embalar em saquinhos e oferecer de presente, que tal?
Crie variações:

Você pode incrementar os crespinhos com mais sabores. No momento de misturar a proteína texturizada de soja com o chocolate derretido, uma sugestão é acrescentar um pouco de castanha de caju picada ou, ainda, uvas-passas. Solte a criatividade a partir da receita básica.
Esta é uma das receitas queridinhas dos meus programas de refeições na LivLight.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi