Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Água de coco com chá de hibisco: funcional e enriquecida de antioxidantes

Maria Cecília Corsi

15/02/2018 04h10

Crédito: Fernando Moraes/UOL

No verão, a necessidade de você se hidratar é bem maior e a perda de minerais pelo suor requer atenção especial. Nesse sentido, a água de coco por si só, com todos os seus nutrientes, já é muito bem-vinda. No entanto, como essa também é a estação em que a exposição ao sol aumenta consideravelmente, a pele fica mais sujeita ao envelhecimento celular. Por isso, resolvi juntar à bebida alguns ingredientes cheios de antioxidantes. Que, além de tudo, dão um sabor especial à receita.

Água de coco funcional

Um copo grande cheio tem 106 calorias.

Ingredientes:

  •  250ml de agua de coco natural
  •  ¼  polpa congelada de coco
  •  1 xícara de chá flor de hibisco
  •  1 ½ xícara de chá de água filtrada
  •  1 colher de café de hortelã picada
  • 4 fatias finas de gengibre

Modo de preparo:

  1. Antes, você vai preparar um concentrado de hibisco. Coloque a água para ferver e, assim que começar a formar as bolhinhas, acrescente as flores de hibisco. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos.
  2. Passado esse tempo, coe, cubra e leve à geladeira.
  3. Na hora de preparar o refresco, bata primeiro a água de coco com a polpa da fruta. Na sequência, junte 1/2 xícara de café do concentrado de hibisco, a hortelã e o gengibre. Importantíssimo servir depressa, para não perder os antioxidantes.

Outra opção fresquinha:

A água de coco é muito versátil. Você pode substituir o hibisco por um concentrado de erva-cidreira, preparado da mesma maneira como o de hibisco. Mantenha a hortelã, mas troque o gengibre por raspas de limão siciliano. Fica delicioso.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi