Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Como fazer um bolo de Natal diet de pão, castanha e frutas

Maria Cecília Corsi

21/12/2017 04h00

Foto: Fernando Moraes

Quando vejo um prato diferente, no mesmo instante fico pensando em como  fazer uma releitura para torná-lo mais equilibrado ou para que resolva alguma necessidade dietética.  E também tem o paciente que vem e me pede: "você tem alguma receitinha de…?" Pode apostar que, se a pessoa usa o diminutivo, é bomba!
Mesmo que eu troque ingredientes e lance mão de outras estratégias para deixar algo mais leve e nutritivo, é fundamental que o resultado faça jus ao nome. Ou seja, mousse precisa ter textura de mousse (e não de gelatina ou de mingau). Por isso, há sempre um desafio em cada adaptação.
A história deste bolo, por exemplo, é antiga e ele se tornou um clássico da minha cozinha. Em 1998 (nossa, faz tempo!), prestei consultoria para uma grande empresa que estava para lançar um adoçante de terceira geração, capaz de ser usado com maior segurança por crianças e gestantes, e, mais, que podia ir ao forno e ao fogão, sem deixar aquele gostinho residual desagradável na boca.
Desenvolvi  diversas receitas e a deste bolo foi a que mais agradou nos testes. Daí, treinei cozinheiros em várias cidades para aprendessem a fazê-lo, já que o lançamento era simultâneo em todo o Brasil. De Norte a Sul, foi um sucesso. Só um probleminha: quando a tal empresa foi avaliar o resultado da ação de marketing, descobriu que o público estava ansioso porque… todos queriam saber quando o bolo seria encontrado nos supermercados!

Ninguém entendeu que ele não era o lançamento e, sim o adoçante, o que na época não deixou de ser complicado. Mas entendo a confusão. Se você experimentar esse bolo delicioso, entenderá também.

BOLO DE NATAL DIET DE PÃO, CASTANHAS, FRUTAS E ESPECIARIAS
A receita rende 10 fatias, com valor aproximado de 93 calorias cada e você precisará de 1 hora de preparo. Ainda dá tempo de você embrulhá-lo com celofone, fazer um laço bem bonito e presentear seus amigos com essa doçura para um Natal levinho, levinho…

Nos ingredientes, o pão integral substitui a farinha. Entre as frutas escolhidas, a ameixa preta é fundamental, porque dá volume à massa. Foto: Fernando Moraes

INGREDIENTES
* 5 ovos
* 200ml de suco de laranja (e mais 1/2 xíc. de chá, se necessário)
* 1 xícara de chá de ameixa preta sem caroço
* 6 fatias de pão integral
* ½ colher café de noz moscada ralada
* ½ colher de café de cravo em pó
* 1 colher chá de canela em pós
* 1 colher café de gengibre ralado
* 1 semente de anis estrelado
* 1 colher sobremesa de adoçante próprio para forno e fogão
* ½ xícara de chá de uva-passa
* ½ xícara de chá de damasco cortado em cubos pequenos
*1 maçã vermelha cortada em cubos pequenos, com a casca
* 1 xícara de castanha-do-Pará picada
* 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
* Manteiga e farelo de trigo, apenas o suficiente para untar a forma.

MODO DE PREPARO
1. Pré-aqueça o forno médio por 10 minutos, o tempo em que você prepara a massa.
Coloque no liquidificador, os ovos, o suco de laranja  e a ameixa. Bata tudo até obter um creme.

2. Acrescente as fatias de pão e, se necessário, ou seja, se a massa estiver muito,  muito dura, junte mais ½ xícara de cha de suco de laranja. Por fim as especiarias e o adoçante. Bata mais, até que fique um creme  consistente e bem uniforme.
3. Retire do liquidificador e acrescente o restante das frutas secas, as castanhas o fermento. Mexa bem. Tenha uma ideia da consistência da massa na imagem a seguir.

Repare que a massa precisa ficar espessa. Foto: Fernando Moraes

4. Derrame essa massa em uma forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farelo de trigo.

5. Asse por 45 minutos aproximadamente.
6. Retire do forno e deixe descansar por duas horas antes de servir, com chá ou café no final da sua ceia.

FAÇA OUTROS BOLOS DIET:

No final da receita, sempre vou compartilhar algumas orientações. Porque, mostrando o caminho, você poderá a adaptar ou criar mais receitas na sua casa.
* Combine o adoçante com ingredientes que já são doces por natureza, como as frutas secas ou frutas frescas muito maduras. Aí, o açúcar das frutas irá equilibrar a sensação de dulçor da sua receita. O resultado ficará mais natural, sem nenhum sabor diferente.

Olha como fica lindo o nosso bolo diet de Natal. Foto: Fernando Moraes

 

* As especiarias são grandes aliadas. Elas fazem seu cérebro mudar o foco do sabor. Mesmo que você não se dê conta, estará prestando mais atenção no aroma e no sabor do cravo ou da canela, por exemplo, em vez de ficar questionando se está comendo algo doce o suficiente.
* Se vai usar adoçante, não poderá usar muita farinha. Ou terá uma massa difícil de crescer, algo que descobri ao inventar, lá atrás, este bolo de natal. E depois de quase traumatizar meus filhos com tantos testes feitos em casa. Feliz Natal!

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi